terça-feira, 12 de abril de 2011

Conheça o Amaranto

Depois da linhaça, da aveia e da quinua, mais um cereal surge como aliado da boa forma e da saúde. Chamado amaranto, esse grão ajuda o corpo a combater o acúmulo de gordura e a proteger do coração.
Na verdade, o amaranto é conhecido entre os nutricionistas como pseudocereal. Trata-se de um grão com alto teor de proteínas que ajuda a diminuir o colesterol ruim.

Madalena Vallinoti, diretora do Sindicato dos Nutricionistas de São Paulo, afirma esta redução se deve ao fato de que o amaranto tem 15% de proteínas na sua composição, apresentando um conteúdo expressivo de aminoácidos essenciais, que ajudam a inibir o acúmulo de colesterol no organismo.

- As proteínas presentes no amaranto serão ‘quebradas’ no processo digestivo e transformadas em pequenas cadeias de aminoácidos, que são capazes de inibir a enzima responsável pelo acúmulo do colesterol.

De acordo com a nutricionista Luíla Andrade, responsável pelos estudos do amaranto na faculdade de saúde pública da USP (Universidade de São Paulo), esse grão possui também alto teor de fibras.

- Além disso, tem propriedade comparável à do leite e é rico em vitaminas (principalmente A e C) e minerais, como o cálcio, ferro, zinco e potássio. O óleo de amaranto também é considerado de boa qualidade, com alto teor de ácidos graxos insaturados, ou seja, gordura benéfica para o corpo humano.

Para Luíla, esses fatores tornam o amaranto superior aos cereais comuns, como o arroz, trigo e milho, em termos de potencial nutricional.

E o melhor: por não conter glúten, o amaranto pode ser consumido pelos indivíduos que apresentam doença celíaca. Os diabéticos também podem ingerí-lo em substituição à aveia, adicionando leite e iogurte, por exemplo.

Consumo do amaranto

Os pesquisadores ainda não sabem exatamente qual é a quantidade de amaranto que se deve ingerir para que o grão faça efeito no corpo. Porém, a pesquisadora e nutricionista Luíla dá a dica de como consumi-lo.

- O amaranto pode ser utilizado em forma de farinha, em substituição parcial à de trigo (dá para trocar de 10% a 30%), em qualquer receita de biscoito, pão, panqueca e bolo.

Para os vegetarianos, o amaranto pode ser uma boa alternativa para compensar a falta da carne, já que possui alto teor protéico.

Luíla, porém, deixa claro que esse cereal não substitui a carne, principal fonte alimentar de ferro e zinco, completamente.

Madalena ensina outros modos de consumo.

- A semente, quando aquecida, estoura como pipoca. Além disso, o amaranto pode ser ingerido como barra de cereais e acrescentado em saladas.

No Brasil, há certa dificuldade de encontrá-lo nos supermercados. Geralmente são vendidos em lojas cerealistas em forma de flocos, farinha e grãos. O preço médio do quilo gira em torno de R$ 22,50 (farinha) e R$ 13,50 (flocos).

Estudos

As pesquisas envolvendo o amaranto tiveram início no Brasil por volta de 1990, quando a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) iniciou os estudos de adaptação do cereal ao solo brasileiro.

Mas os estudos associados ao alimento vêm de longa data. Diversas pesquisas nacionais e internacionais relataram redução na concentração de colesterol em animais de laboratório após a introdução de dieta contendo grão de amaranto.

Apesar de ter surtido efeito no organismo humano, os estudos ainda estão realizados a fim de certificar o comportamento no nosso corpo.


retirado do site R7 : http://entretenimento.r7.com/receitas-e-dietas/noticias/conheca-os-beneficios-do-amaranto-grao-que-ajuda-a-diminuir-o-colesterol-20110411.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Obrigado por comentar... Adorei a visita! Beijos.