Amendoim bom para o coração
O amendoim é uma boa fonte de gordura monoinsaturada. Este tipo de gordura, predominante na dieta mediterrânea, é fundamental para um coração saudável.
Amendoim uma fonte de antioxidantes
O amendoim que contém não só ácido oleico como o mesmo tipo de gordura saudável que encontramos no azeite de oliveira tem ainda a vantagem de ser muito saboroso e rico em antioxidantes.
Embora não apresente índices de antioxidantes tão elevados como, por exemplo, os dos frutos vermelhos – a romã, a amora, o morango, entre outros - têm, no entanto, um índice de antioxidante muito mais elevado que outros frutos, como a maçã, a cenoura e a beterraba. O amendoim contem uma alta concentração de polifenóis antioxidantes, principalmente um composto chamado ácido p-cumárico, que aumenta o índice de antioxidante em mais 22%.
Rico em minerais que fornecem energia e antioxidantes
O resveratrol é um flavonóide que tinha sido inicialmente encontrado na uva vermelha e no vinho tinto, chegou-se agora á conclusão de que também existe no amenodim.
O resveratrol só por si (um nutriente purificado por via intravenosa, e não através da ingestão de alimentos) é um fitonutriente que ajuda a aumentar em cerca de 30% o fluxo sanguíneo no cérebro, reduzindo portanto o risco de derrame.
Ao estimular a produção e/ou a liberação de ácido nítrico (NO) no revestimento dos vasos sanguíneos (endotélio), leva ao relaxamento muscular e á consequente dilatação dos referidos vasos o que, por sua vez, aumenta o fluxo sanguíneo. Nos animais aos quais foi dado resveratrol, a concentração de óxido nítrico (NO) na parte afectada do cérebro (isquemia) foi 25% maior do que a concentração de NO verificada nos que não receberam resveratrol.