terça-feira, 14 de junho de 2011

Xarope de Agave, AGAVE adoçante natural


Xarope de Agave, AGAVE adoçante natural

Novo conceito de saúde adoçando naturalmente os alimentos

O Agave é extraído da Agave Azul Tequilana, uma espécie de cactus nativa do México

O produto, 100% natural e orgânico, possui alto conteúdo de frutose, sem causar danos aos dentes, ao colesterol e a glicose, como faz o açúcar comum, a sacarose

Seu paladar neutro, similar ao açúcar, não altera o sabor dos alimentos., como fazem os adoçantes químicos.

Como é mais doce do que o açúcar refinado, usa-se uma quantidade menor no preparo de pratos - no preparo de receitas, usa-se cerca de 25% menos de Agave que o açúcar refinado.

Tres quartos de uma xicara de Agave é igual a uma xicara de açucar refinado. O Agave é constituido de cerca de 90% de frutose, uma forma natural de açúcar encontrado nas frutas. Com baixo índice glicêmico, o Agave é permitido para diabéticos* e contém apenas 2,89 calorias por grama. É também rico em minerais como ferro, cálcio, potássio e magnésio.

O Xarope de Agave é um alimento orgânico, que naturalmente tem alta concentração de frutose (entre 75% e 85%), proporciona um maior poder adoçante, quando comparado com o açúcar de cana e ainda apresenta baixo índice glicêmico (entre 17 e 30). Além disso: SEM LACTOSE, SEM GLUTEN e VEGANO

O Agave é um gênero de planta suculenta, da família das Agavaceae. Tem sua origem sobretudo do México (nativo de Jalisco). Existem mais de 180 espécies. A variedade Agave Tequilana (ou agave azul) é utilizada para a produção do extrato ou xarope de Agave (forma comercialmente conhecida). Tem coloração amarela clara. Seu odor é agradável e textura mais suave que o mel.

Como todo produto orgânico certificado a planta que dá origem ao AGAVE é cultivada sem nenhum aditivo químico. O processo de beneficiamento da planta é também isento de qualquer substancia química. Através de hidrólises (quebra), filtragens, homogeneização e evaporação obtêm-se o resultado do produto final. (Xarope de Agave)

Algumas propriedades do AGAVE:

Como edulcorante (adoçante) - Frutose - tem poder adoçante 1,3 vezes maior que o açúcar comum.

Os adoçantes dietéticos são, em sua maioria, compostos a partir de substâncias não calóricas, naturais ou sintéticas, conhecidas como edulcorantes. Estes são mais doces que o açúcar branco e responsáveis pelo sabor dos adoçantes de mesa.

A Frutose (adoçante natural). É o monossacarídeo predominante em várias frutas, incluindo maçãs, laranjas e melões. Os vegetais podem conter de 1% a 2% de seu peso na forma de frutose livre e mais 3% de frutose sob a forma de sacarose. A frutose vem sendo empregada como adoçante de bebidas e frutas industrializadas, constituindo de 4,0% a 8,0% de seu peso em decorrência de algumas características, como a maior solubilidade em soluções aquosas.

Potencializador de sabor - melhora e intensifica os sabores dos outros ingredientes como as frutas e sucos.

Facil assimilação - pelo alto conteudo de frutose não requer o uso de insulina na primeira fase metabolização.

Pressão osmótica -Alto teor de monossacarídeos (90 a 93%), apresenta uma alta pressão osmótica , caracteristica utilizada para a inibição do crescimento microbiológico.

Na culinária pode ser utilizado em waffles, pães, para adoçar sucos, iogurtes entre outras.

INDICE GLICÊMICO

O conceito de índice Glicêmico (IG) foi inicialmente proposto por Jenkins et al. (1981). A proposta, a partir de seu estudo, foi de que o IG dos alimentos fosse utilizado para complementar as tabelas de composição de alimentos e para auxiliar na prescrição de dietas para pessoas com diabetes. De maneira geral, os fatores que influenciam na resposta glicêmica são: a natureza do amido (amilose e amilopectina), a quantidade de monossacarídeos (frutose, galactose), a presença de fibras, a cocção ou o processamento, o tamanho das partículas, a presença de fatores antinutricionais (fitatos) e a proporção de macronutrientes (proteína e gordura). O índice glicêmico sinaliza a forma como o carboidrato é digerido, absorvido e utilizado.



TEXTO:

http://www.saudeorganica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Obrigado por comentar... Adorei a visita! Beijos.